Rabino de Roma: Papa na sinagoga, “um sinal importante”


Entrevista com Riccardo Di Segni
Por Carmen Elena Villa


ROMA, terça-feira, 19 de janeiro de 2010 (ZENIT.org).- Riccardo Di Segni, rabino-chefe da comunidade judaica de Roma, considera que a visita deste domingo de Bento XVI à sua sinagoga constitui um passo “importante” no caminho de entendimento e reconciliação entre judeus e cristãos. Em uma entrevista concedida a Zenit, ele faz este balanço: “Acho que foi um acontecimento importante, muito além de todas as polêmicas que se deram e que de certa forma continuam presentes de maneira inevitável. Pensávamos que era o momento necessário em um caminho, um sinal de continuidade importante. E o fizemos”.
Segundo o rabino Di Segni (Roma, 13 de novembro de 1949), neste cargo desde 2001, a visita do Papa “demonstra a existência de um fundamento de boa disponibilidade por ambas as partes, que constitui a base sobre a qual podemos discutir com toda franqueza, sem renunciar a nada, mas continuando adiante”.

Desafios para o diálogo judaico-católico
O rabino vê dois desafios para avançar no diálogo entre católicos e judeus, ainda que reconheça que, se fosse fazer uma lista completa, “poderia ficar até amanhã de manhã”.
Em primeiro lugar, esclarece, “há um problema que afeta a interpretação do papel da Igreja durante a Shoá: a responsabilidade dos cristãos no antissemitismo”.
“Uma parte deste problema é precisamente a responsabilidade de Pio XII. O juízo sobre Pio XII é muito complexo, pois não há dúvida de que, em seu pontificado, muitos judeus foram escondidos e salvos, mas para nós não há dúvida de que houve uma aquiescência, um não fazer nada, diante do que estava acontecendo.”
O segundo problema que a relação judaico-católica apresenta “é o papel teológico dos judeus na visão católica”.
“Temos de converter-nos ou podemos chegar tranquilamente à salvação e, sobretudo, temos de sentar-nos na mesa do diálogo sem o pesadelo de ser postos em dúvida? O que é a nossa fé? Outro ponto sem resolver.”
“Além disso, há problemas políticos que afetam a terra de Israel, mas são especificamente políticos.”
Por último, entre estes desafios, o rabino apresenta a relação de judeus e cristãos “com as demais religiões, com todos os problemas da modernidade”.

Perdão
O rabino avalia positivamente o discurso que o Papa pronunciou na sinagoga, em particular a citação de João Paulo II, na qual pedia perdão pelos sofrimentos provocados pelos filhos da Igreja aos filhos do Povo da Aliança.
“É um texto muito nobre, muito importante, sobre o qual é preciso refletir a partir de diversos pontos de vista, pois no judaísmo não se dá a delegação do perdão. Cada um pode perdoar as culpas sofridas, pessoalmente, e pedir perdão. É algo que serve sobretudo como compromisso para o futuro e, desse ponto de vista, é importante.”
A proposta de perdão apresentada pelo Papa, segundo o rabino, pode purificar no futuro as relações entre judeus e católicos.
“Para nós, o perdão deve ser entendido como não voltar a fazer a mesma coisa. Para nós, isso é o importante.”

Bioética, em busca de um campo em comum
O rabino, que continua exercendo também sua profissão de médico no Departamento de Radiologia do Hospital São João, de Roma, considera que a defesa da vida pode se tornar um ponto de compromisso comum para católicos e judeus.
“Estou comprometido ativamente no campo da bioética. Obviamente, compartilhamos o tema da defesa da vida do início até o final. Temos discussões sobre a maneira de definir o início e o final (...), pois não temos posições idênticas”, dado que “não vemos a concepção como o início da vida”.
Por último, ao falar da pessoa de Bento XVI, o rabino sublinha sobretudo “sua profundidade doutrinal e sua sensibilidade sobre temas culturais. É muito diferente da imagem pastoral precedente. E eu posso lhe dizer que nós, os judeus, amamos a cultura”.

Comentários

  1. Sou o único representante do Colegio Rabbinico de Roma no Brasil.
    Permaneço disponivel como base para consultas e representações da comunidade judaica.
    Obrigado e até breve

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais vistas

SUGESTÃO PARA ORAÇÃO DE ADORAÇÃO DIANTE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

UM ROTEIRO PARA A CELEBRAÇÃO ECUMÊNICA

SEU NOME É JESUS CRISTO