O QUE É O CONIC



O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) é uma associação fraterna de Igrejas que confessam o Senhor Jesus Cristo como Deus e Salvador, segundo as Escrituras e, por isso, procuram cumprir sua vocação comum para a glória de Deus Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo, em cujo nome administram o Santo Batismo.

Fundado em 1982, em Porto Alegre, RS, o CONIC tem hoje a sua sede em Brasília, DF. Seus objetivos envolvem a promoção das relações ecumênicas entre as Igrejas cristãs e o testemunho conjunto das Igrejas membros na defesa dos direitos humanos como exigência de fidelidade ao Evangelho.

Em suas atividades, as Igrejas membros vivenciam concretamente a parceria, o diálogo, a valorização humana mútua, o crescimento da amizade fraterna; aprendem a se conhecer e vão se descobrindo como aliadas. Tudo isso se faz dentro do máximo respeito à identidade de cada Igreja: cada uma contribui para o diálogo sendo exatamente como é. A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, realizada anualmente entre os domingos de Ascensão e Pentecostes é uma das promoções importantes do CONIC.

Atualmente, seis igrejas fazem parte do CONIC: Católica Apostólica Romana; Cristã Reformada; Episcopal Anglicana; Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Ortodoxa Sírian do Brasil; Presbiteriana Unida.

Abaixo seguem: Identidade Missão e Objetivo do CONIC


IDENTIDADE
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil é uma associação fraterna de Igrejas que confessam o Senhor Jesus Cristo como Deus e Salvador, segundo as Escrituras e, por isso, procuram cumprir sua vocação comum para a glória de Deus Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo, em cujo nome administram o Santo Batismo. O amor de Deus, a confissão de fé comum e o compromisso com a missão impulsionam as Igrejas membros a uma comunhão cristã mais profunda e a um testemunho comum do Evangelho no Brasil, no exercício do amor e serviço ao povo. Respeitadas as diferentes concepções eclesiológicas, as Igrejas -membro se reconhecem convocadas por Cristo à unidade de sua Igreja, na certeza da atuação do mesmo Cristo e do seu Espírito nelas e através delas.

MISSÃO
Servir às igrejas cristãs no Brasil
no fortalecimento do ecumenismo e do diálogo,
na vivência da comunhão em Cristo,
na defesa da integridade da criação,
promovendo a justiça e a paz para a glória de Deus

OBJETIVO
· Colocar-se, sob a ação do Espírito Santo, a serviço e em testemunho da unidade da Igreja;
· Estudar e refletir sobre questões teológicas e outras que se constituam relevantes para a unidade e a missão da Igreja, nomeadamente os resultados dos diálogos interconfessionais.
· Propiciar reflexão e tomada de posição comuns perante a realidade brasileira, confrontando-a com o Evangelho e as exigências do Reino de Deus.
· Empenhar-se na promoção da dignidade, dos direitos e deveres da pessoa humana, criada à imagem de Deus, em busca e a serviço do amor, da justiça e da paz.
· Desenvolver linhas comuns de ação.
· Favorecer o relacionamento com entidades congêneres, nacionais e internacionais.
· Atender a outros objetivos que correspondam a sua natureza, a critério da Assembléia.

A atual DIRETORIA DO CONIC, eleita em 16/11/2006 até março de 2011, é a seguinte

Presidente
P. Sinodal Carlos Augusto Möller – IECLB
brasilcentral@luteranos.com.br

1º Vice-Presidente
Dom José Alberto Moura – ICAR
domjosemclaros@yahoo.com.br

2º Vice-Presidente
Dom Filadelfo Oliveira Neto – IEAB
oliveira.ieab@gmail.com

3º Vice-Presidente
Reverendo Gerson Antônio Urban – IPU
geurban@ig.com.br

Secretária
Sra. Janette Ludwig – IECLB
janetteludwig@bol.com.br

Tesoureira
Sra. Lídia Fernanda Crespo Correa – IEAB
mailto:lidiacc@click21.com.br
CONSELHO FISCAL

Ir. Rosita Milesi - ICAR
Rev. Ives Vergara Nunes – IEAB
Presb. Daniel Gonçalves Amaral Filho - IPU


O CONIC conta com uma Comissão Teológica

Objetivo: Assessorar o CONIC no campo da teologia, propor e aprofundar temáticas teológicas em perspectiva ecumênica e elaborar propostas de posicionamento e de declarações ou manifestos do CONIC que se façam necessários.

Atividades: debates, mesas redondas, painéis, seminários, estudos e publicações sobre temas fundamentais para a superação das barreiras ainda existentes entre as várias tradições representadas no CONIC e no contexto religioso brasileiro, em geral.
São membros desta comissão:
Coordenador
Pr. Dr. Valério Schaper – IECLB
vmschaper@brturbo.com.br

Pe. Irailson Rodrigues de Lima – ISO
irailson_lima@hotmail.com

Pe. Elias Wolff - ICAR
elias.wolff@itesc.org.br

Rev. Pedro Triana - IEAB
triana231247@yahoo.es

Rev. Joãozinho Thomaz - IPU
jozthal@uol.com.br

Suplentes:
Pr. Dr. Lauri Wirth - IECLB
Pr. Joaquim Beato - IPU
in www.conic.org.br

Comentários

  1. Ainda penso que o único ECUMENISMO possível entre certas igrejas cristãs só pode ocorrer em "PASSEATA EM DEFESA DA PAZ", POIS QUANDO SE TRATA DA SÃ DOUTRINA não vejo como encontrar harmonia. Jamais vou aceitar a intercessão dos Santos, a reza pela alma de quem morreu, o uso de velas, procissões, velas, batismo de crianças. No dia que minha igreja - BATISTA filiada a CBB - concordar com isso eu deixo a igreja ( peço cartas). Nesse sentido penso exatamente como Martinho Lutero. Acredito firmemente que o EVANGELHO tem tudo que o homem precisa para viver. O que passar daquilo que a Bíblia ensina, seja ANATÉMA!

    Romualdo Patriota ( Igreja Batista do Farol, em Maceió/AL).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais vistas

SUGESTÃO PARA ORAÇÃO DE ADORAÇÃO DIANTE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

UM ROTEIRO PARA A CELEBRAÇÃO ECUMÊNICA

SEU NOME É JESUS CRISTO