O MENINO JESUS E O PAPAI NOEL


“Papai Noel, nossas crianças precisam de símbolos, de histórias, ‘faz de conta”, além de contos de fadas etc. Você veio do norte europeu, onde era conhecido como São Nicolau, e andava distribuindo presentes; no entanto, hoje, você não representa mais nada disso. Sei que essa conversa não vai lhe agradar e, por isso, peço desculpas antecipadamente.
Sim, no Natal, o centro é uma criança pobre, humilde, sem teto, desalojada, na periferia. ‘Um menino nos foi dado’ (Is 9,5). O aniversariante, o dono da festa é Jesus nascido em Belém, cidade do pão, ou seja, da partilha, da solidariedade.

Ninguém, Papai Noel, é contra a festa, os presentes, a alegria. Mas, nossas crianças acabam esquecendo o Menino que colocou a criança centro no seu Reino. Elas, hoje, são fascinadas pelo consumismo e com voracidade viverão seu futuro como escravas da moda, do consumismo exagerado e do desperdício. Jesus foi desalojado e as lojas endeusadas. Desde aquele tempo até hoje, Deus foi despejado, excluído, abandonado: ‘Não havia lugar para eles’ (Lc 2,7).

Que pena! Muita gente não acredita em mais nada, nem no Menino e muito menos em você. Nosso Natal cristão virou feriadão. Apagam-se as luzes da fé e ascendem-se as do comércio. É verdade que temos gestos lindos de solidariedade, encontros familiares, celebrações litúrgicas. Eis o Natal com Jesus, o aniversariante, com Maria, José, os anjos, os pastores, os magos! Estes últimos abandonaram suas riquezas, horóscopos e adoraram a Jesus. Encontraram o verdadeiro caminho: o Menino e sua Mãe.

Papai Noel, você não precisa desaparecer. Mas, precisa mudar. Reconhecemos que você faz gestos humanitários nos hospitais, nas fábricas, etc. Faça como o velho Simeão no templo e ajude-nos a dar o Menino Jesus para as crianças. Que Ele seja conhecido, amado e seguido!”.

Dom Orlando Brandes, arcebispo de Londrina (PR) in http://diocesesjc.org.br/artigos em 03/12/2009

Comentários

Postagens mais vistas

SUGESTÃO PARA ORAÇÃO DE ADORAÇÃO DIANTE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

UM ROTEIRO PARA A CELEBRAÇÃO ECUMÊNICA

SEU NOME É JESUS CRISTO