Coletânea de frases de Dom Helder Camara



>> A fome dos outros condena a civilização dos que não têm fome.
>> A maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar.
>> A melhor definição que eu conheço da palavra companheiros é: Companheiros são os que repartem o mesmo pão.
>> A pessoa que faz o bem jamais conhecerá a dimensão do bem que fez.
>> A violência precisa ser superada. Para isso, impõe-se a coragem de ir à fonte de todas as violências, pondo fim às injustiças sociais.
>> Aprende com as ondas: recua, mas para voltar, para insistir, sem cansaço, sem desistência, noite e dia, enquanto a Mão Divina não der sinal de ter sido atingida a plenitude das grandes águas vivas.
>> As pessoas são pesadas demais para serem levadas nos ombros. Levo-as no coração.
>> Caminhar é ir em busca de metas. Significa mover-se para ajudar muitos outros a moverem-se, no sentido de tudo fazer para criar um mundo mais justo e humano.
>> Crer no homem não é nem um erro nem um pecado. Deus também crê no homem!
>> Das barreiras a romper a que mais custa e a que mais importa é, sem dúvida, a da mediocridade.
>> Diante do colar belo como um sonho admirei, sobretudo, o fio que unia as pedras e se imolava anônimo para que todos fossem um.
>> É bom que ninguém se iluda, ninguém aja de maneira ingênua: quem escuta a voz de Deus e faz sua opção interior e arranca-se de si e parte para lutar pacificamente por um mundo mais justo e mais humano, não pense que vai encontrar caminho fácil, pétalas de rosas debaixo dos pés, multidões à escuta, aplausos por toda a parte e, permanentemente, como proteção decisiva, a Mão de Deus. Quem se arranca de si e parte como peregrino da justiça e da paz, prepare-se para desertos.
>> É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.
>> É importante alertar contra a tentação do egoísmo. A experiência demonstra que o egoísmo é fonte segura de infelicidade pessoal e de infelicidade em torno de si.
>> Esperança é crer na aventura do amor, jogar nos homens, pular no escuro, confiando em Deus.
>> Eu queria ser uma humilde poça d’água para refletir o céu...
>> Faze com alma o que na vida te for dado fazer, mas não esqueças nunca de integrar-te nos grandes planos de Deus.
>> Feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver!
>> Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo.
>> Há gestos que valem como um programa de vida: erguer um candeeiro, afastar as trevas, difundir a luz, mostrar o caminho.
>> Há pessoas que, independentes de idade, pelo que são, pelo que dizem, pelo que fazem, são sempre meio-dia.
>> Mais que comum dos dias, olhei o mais que pude os rostos dos pobres, gastos pela fome, esmagados pelas humilhações, e neles descobri teu rosto, Cristo Ressuscitado!
>> Não creio na violência, não creio no ódio, não creio em tempo de mudar a mentalidade.
>> Não procurar vencer, mas convencer.
>> Não são os pobres que devem compartilhar minha esperança. Sou eu que tenho que compartilhar a deles. Eu aprendi muito daqueles que são chamados de pobres, mas que são ricos do espírito do Senhor.
>> Não te deixes dilacerar entre o ontem e o amanhã. Vive sempre e apenas o hoje de Deus.
>> Não te esqueças: ao carro empacado bastou um pequeno impulso dado por um carro amigo. A almas cansadas e vencidas basta por vezes ainda menos.>> O segredo da perene juventude de alma é ter uma causa a que dedicar a vida.>> O segredo de ser jovem – mesmo quando os anos passam, deixando marcas no corpo – é ter uma causa a que dedicar a vida.
>> O sopro do amor fará aumentar o talento.
>> O verdadeiro cristianismo rejeita a ideia de que uns nascem pobres e outros ricos, e que os pobres devem atribuir a sua pobreza à vontade de Deus.>> Os homens gastam-se tanto em palavras que não conseguem entender o silêncio de Deus.
>> Para além, muito além dos egoísmos individuais, dos egoísmos de classe, dos egoísmos nacionais, é preciso abraçar, sorrir, trabalhar.
>> Parece que algumas pessoas tem tarefas decisivas a desempenhar para a aproximação dos homens e a construção efetiva da paz, através da justiça e do amor.
>> Pode até ser que consigamos convencê-los que torturar não mata ideias, que o terror é insuficiente para a manutenção da ordem. Precisamos tentar convencê-los. Eu continuo tentando.
>> Quando olhares em torno e tudo parecer treva, escuridão, fantasma, antes de clamar contra a maldade dos tempos e dos homens examina se estás sendo a luz que deves ser.
>> Quando os problemas se tornam absurdos, os desafios se tornam apaixonantes.
>> Quando se sonha só, é apenas um sonho, mas quando se sonha com muitos, já é realidade. A utopia partilhada é a mola da história.
>> Quando te cantarem loas e jogarem mantos sob os teus pés conta, os dias entre o Domingo de Ramos e a Sexta-feira Santa.
>> Que importa que eu seja uma choupana, se mora em meu barraco a Santíssima Trindade?
>> Quem deseja participar da construção de um mundo mais justo e fraterno, não perde a esperança. E sente, invisível, a sombra protetora do Pai.
>> Rezo, cada vez mais, pela conversão do irmão do filho pródigo. Tenho no ouvido o aviso impressionante: “O primeiro despertou de sua vida de pecado. O segundo quando despertará de sua virtude?”.
>> Se desejas dialogar, não te imponhas como inevitável total. Vai como parcela...
>> Segundo minha fé, o universo é obra de um Deus que é Pai. Logo, é uma obra de amor. Como poderia o ódio ter a última palavra?
>> Sonha sem medo, sem limites, sem censura, e põe teus sonhos a serviço da monotonia cotidiana, da mesmice cansativa, da mediocridade humana.
>> Tem carinho especial, Senhor, com as pessoas muito lógicas, muito práticas, muito realistas, que se irritam com quem crê no cavalinho azul.
>> Tenham olhos descobridores. Não deixem que a rotina lhes embote a vista. Um segundo de contemplação da natureza derramará paz sobre o seu dia inteiro.
>> Tenho pena, Senhor, dos sem-abrigo, e mais pena ainda dos instalados, dos enraizados, que fizeram da Terra morada permanente.
>> Todo homem, cada homem, é responsável pelo destino da humanidade por suas ações e omissões.
>> Um dos meus anseios de chegar ao infinito é a esperança de que, ao menos lá, as paralelas se encontrem.

In http://www.ccpg.puc-rio.br/

Comentários

  1. Tão realista e ao mesmo tempo poético e reflexivo....

    Admiro demais o legado de Dom Helder Camara.
    Sempre vivo entre nós!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais vistas

SUGESTÃO PARA ORAÇÃO DE ADORAÇÃO DIANTE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

UM ROTEIRO PARA A CELEBRAÇÃO ECUMÊNICA

SEU NOME É JESUS CRISTO