É O ESPÍRITO SANTO QUEM ME FAZ ENTENDER O QUE EU NÃO POSSO EXPLICAR


O Mistério de Deus não é possível de ser explicado, mas é totalmente possível de ser compreendido. Por mais que usemos os argumentos da nossa razão não seremos capazes de expressar o Mistério de Deus, porém, somos capazes de entender tal mistério.
A Eucaristia, sacramento do divino Corpo e Sangue de Jesus, não pode ser explicada simplesmente de forma racional, mas pode ser entendida claramente por quem tem fé.
O Mistério não é para ser explicado, mas para ser entendido e compreendido. E só é capaz de entender e compreender o Mistério de Deus escondido sob o véu do sacramento, aquele que se abre à ação do Divino Espírito Santo.
É o Espírito Santo quem nos torna capazes de compreender tudo aquilo que a pura razão não nos permite. É o Espírito Santo quem nos dá a entender o Mistério, mesmo que não o possamos explicá-lo.
Como eu posso explicar que Jesus é o pão da vida? Eu não posso explicar, mas posso entender.
Como eu posso explicar que o pão que Jesus me dá é sua própria carne? Eu não posso explicar, mas posso entender.
Como eu posso explicar que a carne de Jesus é comida de verdade e o sangue de Jesus é bebida de verdade? Explicar eu não posso, mas posso compreender.
O Mistério que acontece em cada Missa e está presente em todos os altares onde se celebra a Eucaristia no mundo inteiro, não é possível ser aceito e acolhido por aquele que não se abre à ação do Divino Espírito.
Para muitas pessoas, Aquele a quem nós adoramos e diante do qual dobramos nossos joelhos, não passa de simples pão. Porque é assim que Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus, se apresenta a nós: simples, velado, silencioso, escondido.
Para aqueles, porém, que acolhem o Espírito de Deus, Ele mesmo revela todas as coisas, instrui, ilumina e abre os olhos da alma, dando o dom da fé.
Quando Jesus disse aos seus discípulos que haveria de dar a sua carne como comida e também o seu sangue como bebida, muitos o abandonaram. Para aqueles que viraram ás costas para Jesus, tais palavras não passavam de loucura. Não se abriram à ação do Espírito. Queriam explicação, mas o Mistério não pode ser explicado; o Mistério só pode ser entendido, e quem nos faz entender é o Espírito Santo.
Jesus continua perguntando também hoje para nós: “Quereis vós também ir embora?”. Se nos entregarmos ao Espírito Santo e acolhermos o dom da fé, seremos capazes de olhar para o altar, para Jesus Eucarístico, para o Pão Vivo que desceu do céu, e dizer: “Senhor, a quem nós iremos? Só tu tens palavras de vida eterna!”.

Pe. Ademir Nunes Farias

Comentários

  1. DEUS TE ABENÇOE. QUE AS SUAS PALAVRAS PODEM LEVAR O EVENGELHO AO SENHOR DA VIDA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais vistas

SUGESTÃO PARA ORAÇÃO DE ADORAÇÃO DIANTE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

UM ROTEIRO PARA A CELEBRAÇÃO ECUMÊNICA

SEU NOME É JESUS CRISTO